Sobre

O Jornal de Sociologia da Educação é uma edição semestral da Secção Temática de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia que pretende dar visibilidade ao trabalho dos sociólogos portugueses que têm nos fenómenos socioeducativos o foco privilegiado da sua atuação. Procurando dinamizar a vida associativa, o Jornal de Sociologia da Educação oferece ao leitor um roteiro, atualizado periodicamente, do mundo académico e profissional dos sociólogos da educação portugueses, divulgando os resultados dos seus trabalhos, engrandecendo a sua voz crítica sobre os problemas que os interpelam, preservando a memória e a história de um património disciplinar, enfatizando os prementes desafios do campo. Herdeiro da Newsletter criada pela Secção em 2009, o Jornal de Sociologia da Educação assume-se como um espaço de reflexão e de participação que nem sempre encontra lugar no formato que as revistas científicas têm vindo a adotar, e que urge, por isso, reabilitar. Assim, o Jornal de Sociologia da Educação, contará com as seguintes rubricas:

Simpósio: a criação de um dossiê temático em cada número, formado por artigos curtos que espelhem uma análise e reflexão dos seus autores sobre o tema em destaque;

Entrevistas: a realização de entrevistas a sociólogos da educação, de várias gerações e filiações institucionais, que perscrutem os seus pontos de vista sobre o passado, o presente e o futuro do campo;

Recensões: a publicação de recensões críticas de livros recentemente publicados na área, privilegiando tanto o panorama editorial nacional como internacional;

Projetos: publicitação de projetos de investigação, concluídos ou em curso, de valor assinalável para o avanço da agenda de pesquisas em sociologia da educação;

Teses: a divulgação de dissertações e teses concluídas recentemente;

Arena Profissional: espaço dedicado à reflexão sobre experiências e práticas profissionais e à publicitação de projetos e programas de intervenção socioeducativa, ou de investigação aplicada, que destaquem a singularidade do ofício de sociólogo;

Reportagens: a apresentação de relatos, simultaneamente descritivos e reflexivos, que ofereçam ao leitor um balanço crítico de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no domínio da educação.

Envio de propostas: A coordenação da Secção Temática de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia aceita, em permanência, o envio de contribuições de textos para cada uma das rubricas do Jornal de Sociologia da Educação, sem prejuízo do lançamento de calls temáticas, em cada número semestral, para a rubrica Simpósio. Os textos deverão ter desejavelmente uma dimensão entre 1000 e 1500 palavras e ser enviados para educacao@aps.pt.

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